Começar

Subir a escada, degrau a degrau

Uma boa dica é utilizar a Drupal ladder como referência. Da autoria do próprio Dries, esta imagem inspirou iniciativas como o website DrupalLadder.org, onde estão disponíveis materiais e links para ajudar a aprender sobre o Drupal e a contribuir para a comunidade.

Consultar a documentação

Documentação e manuais sobre o Drupal estão disponíveis em abundância, como por exemplo através da página de documentação do site Drupal.org, onde poderá encontrar o User Guide.

Explorar vídeos e podcasts

Existe uma grande variedade de recursos online - uns gratuitos, outros pagos - dedicados ao Drupal e sobre os mais diversos tópicos.

Conhecer Drush e Git

É fundamental explorar uma estratégia de fluxo de trabalho. O Drush é uma ferramenta de linha de comando muito útil para executar várias tarefas administrativas usando apenas um ou dois comandos no terminal. Com o Drush a gerir o site de Drupal, o Git entra para gerir o código que executa o site, garantindo responsabilidade total em cada etapa do ciclo de desenvolvimento, com o bónus de fazer backup do seu código!

Ganhar Experiência

Optar por uma área

Ninguém (nem o próprio Dries) consegue fazer tudo no Drupal. É aconselhável escolher uma ou algumas áreas pelas quais tem mais interesse ou onde já tem alguma experiência (por ex. site building, design UX, frontend, system architecture, etc.)

Ligar-se à comunidade drupalista

"Come for the software, stay for the community". O Drupal tem uma comunidade muito ampla e ativa. É possível participar em fóruns para tirar dúvidas, solucionar problemas e aprender sobre as funcionalidades. O Drupal Groups e o Drupal Answers são dois bons exemplos.

Participar em conferências e encontros

Participe em Drupal Cons, os maiores eventos anuais da comunidade, ou opte por eventos locais como Drupal Camps. Se tiver a oportunidade, participe em Drupal Sprints, onde poderá contribuir e ao mesmo tempo aprender com membros mais experientes.

Partilhar Conhecimento

TRADUZIR

A tradução do Drupal core e de toda a panóplia de módulos e temas para português é uma tarefa árdua. O produto desse esforço encontra-se em Localize que reúne todas as traduções dos projectos existentes e onde é possível pesquisar e descarregar os ficheiros .po na língua de Camões.

Por vezes, utilizadores não envolvidos na tradução tiveram o trabalho de traduzir algum módulo. Basta fazer um export do ficheiro e disponibilizá-lo no Localize para beneficiar toda a comunidade.

Para participar na comunidade de tradução e saber como proceder, pode visitar a página da Tradução portuguesa, que inclui contactos, FAQ e o manual do tradutor.

DOCUMENTAR

A documentação é fundamental tanto para iniciantes como para experientes e cada um pode e deve contribuir de acordo com o seu nível de conhecimento.

Para contribuir para uma documentação melhorada, identifique e indique as falhas ao responsável pela página, capítulo, tutorial. Também existem grupos dentro do Drupal.org que se dedicam à compilação de módulos, casos de estudo, etc. Também aí é possível deixar testemunho.

Para estudar Drupal, recomendamos handbooks, tutoriais recomendados, leitura atenta dos ficheiros readme.txt e install.txt que em geral acompanham os módulos, release notes e issues das versões a instalar.

Todo este material dá imensas pistas e ajuda-nos a colocar melhor o problema sempre que pedimos ajuda. Um bom começo é mesmo a página do Drupal.org.

SUPORTAR

O suporte é fundamental tanto para quem dá apoio como para quem o procura. No bom espírito da comunidade Drupal, sempre que alguém sabe um pouco mais, deve ajudar quem pede ajuda. Por vezes, uma dica simples ou o envio de um link para um tutorial é suficiente para fazer a diferença.

Na comunidade portuguesa usamos o fórum do Drupal.org que requer registo prévio para comentar e iniciar novo tópico. Também existem formas de comunicação em tempo real para questões mais prementes ou para sessões de trabalho conjuntas da comunidade.

PARTICIPAR

Todos os interessados em Drupal podem assistir aos encontros Drupal que vão sendo agendados e anunciados tanto no site como no Groups Portugal.

Recomendamos a inscrição prévia para preparar o encontro em termos de espaço e meios. Todos podem propor e apresentar temas do seu interesse ou especialidade de acordo com a disponibilidade da agenda e sequência. Porém, poderá haver lugar a encontros temáticos ou para determinado sector, ex. só e-commerce, só edição de conteúdo, etc.

DESENVOLVER

Se tem bons conhecimentos e quer investir na criação de novos temas e módulos ou colaborar na melhoria do projeto do Drupal, fique atento a pedidos de colaboração dos responsáveis dos projetos.

Por diversas razões, alguns maintainers pedem reforço. Poderá ser a altura ideal para melhorar um projeto do qual gosta. Partilhamos links com mais informações sobre temas, módulos e projectos em curso a precisar de uma mãozinha.